domingo, 29 de abril de 2012

DROGAS, SINÔNIMO DE DESTRUIÇÃO.


No dia 25 de abril, foi realizado o encerramento das atividades das estagiárias de Assistência Social: Lidiane Ribeiro Santos Oliveira, Marlene Ferreira Borges e Rita Andréia Batista Santana, em nossa sede; avaliadas pela coordenadora do CRAS, Elizangela Cedro. A palestra com o Dr. Maurício, com o tema "DROGAS, SINÔNIMO DE DESTRUIÇÃO" concluiu as etapas.  

Todas as etapas pré-estabelecidas foram executadas com sucesso. Durante o período de estágio as "meninas" trabalharam em equipe, conheceram nosso trabalho através do Projovem Adolescente, Geração de Renda, atendimentos de nossa equipe técnica (psicólogo, assistente social, orientadores sociais etc.), compartilharam conhecimentos, foram muito prestativas, sempre manteram a responsabilidade e o comprometimento com os resultados das atividades compatíveis à função de assistente social.


Segue o trabalho:
DROGAS, SINÔNIMO DE DESTRUIÇÃO.

"O projeto: “Drogas, sinônimo de destruição”, traz para o foco de suas discussões a situação atual dos efeitos das drogas na juventude, busca construir ações conscientes e preventivas contra os tipos de drogas. A proposta do projeto é focar os adolescentes do Programa Projovem Adolescente do CRAS de Irecê e seus familiares, e demonstrar através de ações educativas diversas possibilidades que a vida tem a oferecer sem o uso das drogas, buscando assim evitar o primeiro contato dos jovens com essa substância, que vem gerando um grande problema de saúde pública, trazendo consigo um alto índice de violência dentro da sociedade e desestruturando as famílias.
Percebe-se que o uso de drogas lícitas e ilícitas encontra se cada vez mais próximo de nossa juventude, por conta disso atingi-os de forma destruidora. Por isso é importante informar aos jovens sobre os malefícios do vício e da dependência. Na comunidade em foco é muito comum os adolescentes terem contato com o álcool e isso é preocupante, pois, o mesmo é porta de entrada para o consumo de outras drogas. 
O contato do adolescente com a droga é um fenômeno frequente, todavia bastante complexo para ser resolvido, diante dessa problemática surge a necessidade de desenvolver o Projeto de Prevenção ao Uso de drogas entre jovens do CRAS, uma vez que estão situados  numa área de risco e de vulnerabilidade social. 

A droga é algo que chama atenção dos adolescentes, dada a gama de soluções momentâneas e passageiras que eles buscam equivocadamente nas substâncias psicoativas; usam-na como fuga diante das dificuldades, como curiosidade, por frustrações, tédio, problemas relacionais, afetivos, educacionais de familiares, escolares etc. 
Por conta disso, fatores externos e internos concorrem para práticas autodestrutivas, levando os jovens e adolescentes a escolher cada vez mais as substâncias químicas para aquilo que não são capazes de resolver.
A fase da adolescência é caracterizada por diversas transformações, consequentemente, por mais equilibrados que sejam emocionalmente, às vezes, desvia-se da realidade. Nessa etapa também o jovem não aceita orientações, pois está testando a possibilidade de ser adulto, de ter poder e controle sobre si mesmo. Não há como negar que o adolescente se deixa levar pelo modismo, esnobismo e consumismo que veem nas drogas as resoluções dos problemas cotidianos. 
O adolescente torna-se mais vulnerável a comportamentos que podem fragilizar sua saúde, com o consumo de drogas psicotrópicas, a exemplo de bebidas alcoólicas, cigarros, solventes, maconha, crack e cocaína. A epidemia dessas drogas tem avançado de forma arrasadora sobre um número cada vez maior de famílias brasileiras".

( Texto extraído do trabalho de: Lidiane Ribeiro Santos Oliveira, Marlene Ferreira Borges e Rita Andréia Batista Santana).

Enfim, desejamos sucesso a todas, que a vida de cada uma seja recheada de boas realizações. Que através de seus trabalhos fortaleçam as armas de combate às desigualdades sociais, bucando meios de promover a família e seus membros. Esse caminho exige esforços de todos! 














Nenhum comentário:

Postar um comentário